A review by fevi
Condições nervosas by Tsitsi Dangarembga

challenging inspiring reflective medium-paced

4.0

 No início da minha leitura, estava achando a personagem narradora-protagonista, Tambudzai, extremamente presunçosa. No entanto, com o desenrolar da história e das discussões propostas por Tsitsi Dangarembga, pude entender que ela era muito mais do que isso. A personagem estava em um processo constante de não se sujeitar à condição imposta pelo patriarcado. Nem ela nem as outras personagens femininas. 

Em Condições Nervosas, acompanhamos a vida de Tambu em busca de ascensão social por meio dos estudos. Essa é a sua única oportunidade. Ela só a consegue após a morte de seu irmão. Seu tio é quem provê as condições necessárias para isso e deixa isso claro o tempo todo. 

Ao passar pelo processo de libertação por meio da educação, Tambu começa a compreender como o patriarcado impõe normas e condutas para as mulheres que a rodeiam. Sua mãe, tias e prima passam o livro inteiro lutando contra essa assimilação. Nem sempre vencem, mas sempre tentam se impor. 

O livro aborda temas como colonialismo, educação, machismo, patriarcado e gênero. É uma história que nos faz refletir profundamente sobre a condição da mulher na sociedade africana. O livro tem seus problemas. Há muitas descrições e detalhes que poderiam ser facilmente cortados, mas, no geral, é uma obra robusta e potente. Fica a recomendação.