A review by markbossuet
Tóquio proibida by Jake Adelstein

2.0

Sentimentos mistos com esse livro. Eu adorei a história e fui interessado na leitura pela série da HBO Max e infelizmente tomei um banho de água fria ao ler. É uma abordagem bem diferente, o que não significa que seja ruim, ela não é, porém, também fica longe de ser cativante de continuar.
Não é um livro curto e com uma narrativa muito inconsistente de ganchos cativantes fica complicado manter as esperanças durante a leitura e me peguei diversas vezes forçando a ler juntando forças da minha curiosidade com a história para ler mais um capítulo.
Jake Adelstein pode ser um ótimo jornalista, porém está longe de ser um ótimo contador de histórias. Parece desconexo uma pessoa fazer de um jornalismo notável e ao mesmo tempo ter uma narração tão abaixo do esperado. Ao adentrar na cultura japonesa, cultura essa que não é explorada de forma satisfatória, sentimos um baque grande cultural, afinal é uma cultura jornalística, por exemplo, totalmente diferente da nossa. Essas são as melhores partes da leitura, o adentrar em uma cultura diferente da nossa e absorver sua diferença e entender seus motivos. O resto é apenas um devagar de um jornalista.