A review by andreiamorais
Vertigens by Valentina Silva Ferreira

5.0

TW: Morte, Luto, Violência Doméstica, Linguagem/Cenas Explícitas

É impressionante como, no meio do silêncio, há histórias duras, vertiginosas e resilientes a serem tecidas com laços inquebráveis; é fascinante como de uma aparente fraqueza se encontra força suficiente para que o futuro não seja um mero presságio de terceiros.

Nesta obra, que transborda de uma honestidade desarmante, fiquei encantada com o enredo e, sobretudo, com a construção das personagens: humanas, a destacar o melhor e o pior que cada um de nós pode carregar dentro de si. Poderia ser um relato belo do quanto a amizade nos salva - e, em boa verdade, também o é -, mas é, acima de tudo, uma lição de vida. Porque, mesmo perante um elo de sororidade, compreendemos que nem sempre remamos numa direção comum; compreendemos que partilhamos amor, no entanto, talvez seja maior o que une a dor.

Independentemente disso, é uma história sobre saber perdoar, sobre saber estar sem intenções mesquinhas. E, por isso, é um narrativa que emociona, que nos faz sentir cada pulsar na pele. Reconheço que houve passagens que me pareceram um pouco desconexas, porque talvez não fossem assim tão relevantes para a ação, mas não deixa de ser um livro maravilhoso.