A review by acrisalves
Corto Maltese: A Juventude by Hugo Pratt

4.0

https://osrascunhos.com/2017/10/18/corto-maltese-a-juventude-hugo-pratt/

Nesta história Corto Maltese é quase apenas um nome, uma referência a alguém movimentado e aventureiro, repetida por um amigo. Aliás, a maioria da história centra-se na guerra entre a Rússia e o Japão, no ano de 1905, colocando Rasputine e Jack London em contacto, e utilizando a referência a Corto Maltese como sendo alguém que poderia ajudar Rasputine a escapar-se.

As primeiras páginas são de introdução com belíssimas fotografias que captam o ambiente do local onde decorre a história e nos apresentam os locais por onde Jack London poderia ter passado, e de que forma poderia ter conhecido Rasputine.

O clima é de tensão e mesmo com o cessar fogo algumas balas continuam a ser disparadas indevidamente. É no meio desta confusão que Rasputine vê uma possibilidade de escapar, envergando um uniforme indevido e tentando assim fugir para outro local.

Mostrando o seu carácter oscilante e maldoso, Rasputine contrasta com Jack London, uma figura que aqui se mostra corajosa se bem que desconhecedora dos costumes japoneses, incorrendo, assim, em graves ofensas. O caminho destes dois homens cruza-se, nesta história, tendo como saída a figura de Corto Maltese.

Cruzando factos com ficção para realçar o espírito explorador de Corto Maltese, aqui ainda jovem, este A Juventude é uma história curta que não responde totalmente à expectativa de uma história do herói – e compreende-se. Esta história terá sido um trabalho encomendado sendo aqui Corto Maltese mais acessório do que central.