A review by fevi
Breve História de Sete Assassinatos by Marlon James

challenging dark reflective sad tense slow-paced

4.0

No início da minha leitura de Breve história de sete assassinatos eu acreditei estar lendo uma versão jamaicana de Cidade de Deus (Paulo Lins). A violência sanguinária de bandidos nas favelas; jovens enveredando pelo caminho do crime e das drogas; os  traficantes dominando as favelas e lutando contra os rivais, tudo isso e outros elementos me faziam crer nessa comparação. No entanto, Marlon James constrói uma história muito mais complexa que envolve crimes internacionais e políticos, rede de tráfico, conspirações, guerras entre gangues, CIA e diversos elementos que potencializam as diversas histórias que foram narradas. 

Ao final deste calhamaço nada breve o que tenho a dizer é o autor manda muito bem por construir uma história bem complexa, mas em certa medida o livro poderia ter menos páginas. A sensação é que faltava uma linha narrativa firme que segurasse tudo isso. Muitas personagens se cruzam, muitas histórias são contadas e tem os seus fins, mas nem tudo te arrebata. 

Eu fico meio em dúvida do que achei e de como realmente avaliar. Ou se realmente preciso disso. A questão é que o livro cresce por mostrar inúmeras perspectivas da visão de um país, de influências políticas e criminosas na construção de uma imagem para o mundo e para a população. A função da violência em tudo isso. 

Não é um livro que me conquistou inteiramente, mas eu consigo reconhecer que é uma baita história. Tem seus pontos fortes e fracos. Entretanto, o saldo é positivo. Não acho que seja um livro que agrade muitos. É lento, violento e não parece ter um fim. Se bem que a violência, as traições e conspirações nunca acabam. O mundo, infelizmente, é feito disso. 

Vale ler para refletir.