A review by guilhermeests
Queimada by P.C. Cast

4.0

Comecei este livro como comecei o Seduzida: com algum receio. Como já referi várias vezes neste blog, esta saga foi uma surpresa e uma desilusão. E acho que a partir do Perseguida comecei a avaliar com mais precisão esta saga. O Seduzida foi bom mas não esta a altura da saga, e eu mesmo assim quis ver como era o Queimada. A maioria das pessoas com quem eu falava diziam que o Queimada não era nada de extraordinário, que ainda não era melhor que o Seduzida. Mas parece que eu faço parte da minoria que gostou do livro. Apesar de que eu achar que podia ser um pouco melhor, mas mesmo assim gostei.
Alerta Spoilers para quem não leu o Seduzida!!!!
No último livro viajamos até a ilha do Alto Conselho em Itália. Lá muitas coisas aconteceram mas Acho que todos ficamos sem respiração com a inesperada morte Heath porque o humano é uma das personagens principais da história, e que na minha opinião é muito corajoso e o melhor pretendente para Zoey Redbird. Zoey, na esperança de salvar o seu namorado humano de morrer "atira" o seu espírito contra ele mas em vez de o salvar, também ela sai prejudicada, pois a sua alma fica estilhaçada, isto é dividida em várias partes da sua vida ( infância, o primeiro beijo, A-ya, etc). Zoey e Heath encontram-se durante o Queimada, enquanto os amigos de Zoey, mas principalmente Stark, luta pelo retorno de Zoey ao mundo dos vampyros, enquanto que Kalona e Neferet fazem o contrário.
Zoey, para mim era nos primeiros livros, uma personagem muito forte e que corajoso, ao lutar com todos os problemas dos livros anteriores. Mas acho que em Queimada, vemos uma Zoey muito fraca e que não conseguia pensar muito bem na coisa certa a fazer. Compreendo que não é fácil o que ela passou, mas mesmo assim esperava ver uma Zoey, um pouco mais forte.
Stark acho que digam o que disserem ele ama muito a Zoey, senão não fazia o que fez neste livro. Ouço muitas pessoas disserem que ele só ama por ela ser poderosa, controlar os cinco elementos, e assim. Pode também influenciar um pouco mas neste livro Stark mostrou mesmo verdadeiro amor por Zoey.
Em paralelo ao "salvamento" de Zoey, também assistimos à confusão que está a vida amorosa de Stevie Rae, a melhor amiga de Zoey. Sempre achei a Stevie Rae, também muito forte e engraçada, mas uma coisa que ela tem em vantagem a Zoey e que nunca se deixou muito ir abaixo, como às vezes Zoey fica. Stevie Rae consegue sempre dar a volta ao problema. Refaim neste livro vemos a luta um pouco que ele tem entre a Luz e a Escuridão. Ele é um ser da Escuridão mas agora com a impressão com Stevie Rae, tudo muda, e ele tem de escolher um caminho, que pode mudar a sua vida para sempre.
Por muito estranho que parece gostei mais do Queimada do que do Seduzida, porque assistimos a uma luta contra o tempo, para salvar Zoey de ficar para sempre pressa no Outro Mundo com Heath, e acho que foi o que salvou o Queimada, de ser um mau livro.
A escrita do livro como sempre é bom e as escritoras estão de parabéns.
Agora que já saiu, o 8º volume, o Despertada, tenho de aproveitar para comprar, para ver se as escritoras me surpreendem ou desiludem.

Podem ler a minha review deste livro também aqui: http://sonhareescreveer.blogspot.com/2012/02/queimada-opiniao.html