A review by acrisalves
Elsewhere Volume 1 by Jay Faerber

4.0

https://osrascunhos.com/2018/05/02/elsewhere-vol-1-faerber-kesgin-riley-e-mauer/

Com uma premissa engraçada, este primeiro volume apresenta uma série com alguns elementos interessantes mas que, comparativamente a outras séries em curso, como The Autumnlands, fica muito aquém.Entenda-se, este primeiro volume fornece uma leitura agradável e movimentada, mas a premissa aqui exposta já foi melhor explorada.

Porquê a comparação com The Autumnlands? Ambas as séries começam com o aparecimento de um ser humano numa outra realidade carregada de elementos fantásticos. Mas se, em The Autumnlands, o mundo apresentado se auspicia carregado de detalhes interessantes, a realidade paralela de Elsewhere parece bastante linear – uma realidade de elementos quase medievais onde os seres humanóides lutam contra um lorde de reinado ditatorial.

Amelia Earhart, célebre pioneira da aviação que desapareceu em 1927 a tentar circun-navegar a Terra, apareceu numa outra realidade fantástica dominada por um típico ditador que a todos prende e tortura. Esta premissa, em que uma heroína surge noutra realidade, com aura de predestinada à libertação da tirania, surge também noutros livros, como Reborn de Millar, mas de forma mais competente – Amelia aparece neste mundo a meio de uma fuga de dois prisioneiros e acaba por os acompanhar.

Quem ler esta comparação com The Autumnlands ou Reborn (duas das minhas séries favoritas dos últimos tempos), irá pensar que Elsewhere é uma série péssima. Pelo contrário. É uma série que consegue entregar diversão e envolver o leitor centrando-se numa figura histórica e apresentando-a como uma personagem interessante e aventureira. Graficamente não é fascinante nem arrebatadora, mas tem uma qualidade consistente. Já do ponto de vista narrativa, cai nalguns clichés mas é capaz de apresentar bons momentos de acção.

Se lerei o próximo volume? Com menor prioridade de outras séries que sigo!