A review by singularidadesdoslivros
A Noiva Romanov by Robert Alexander

5.0

Gostei muito de ler A Noiva Romanov, pois sempre me fascinou muito a história dos czares da Rússia, que é a época retratada neste livro.

A história é-nos contada pela mão de duas personagens: Isabel (Ella), a irmã da czarina Alexandra e cunhada do czar Nicky e Pavel, um simples camponês a quem foi tirado a mulher e o filho, ainda por nascer, por culpa do imperador Nicolau II (no episódio do "Domingo Sangrento" em 1905) e devido à sua miséria e vontade de mudança vai abraçar a revolução. Somos assim transportados para uma União Soviética frágil, à beira da rutura e da revolução.
Através de personagens tão distintas, Alexander, o autor, mostra-nos os dois lados das opiniões face ao governo do czar: na perspetiva de Pavel, a Rússia necessita urgentemente de mudança, pois o império de Nicolau não está a dar resposta aos problemas da sociedade. Por outro lado, na ótica de Ella, o povo está a cometer um grande erro ao seguir os radicais revolucionários, pois não percebem que o czar e a czarina amam e fazem o que acham ser melhor para a sua Rússia.

Assim, é com alguma impotência que vamos assistindo aos preparativos de Pavel e dos seus amigos revolucionários para eliminar todos os Romanov, incluindo Ella e culminando no massacre do assassínio da família real, que o autor explora melhor no livro [b:The Kitchen Boy: A Novel of the Last Tsar|95141|The Kitchen Boy A Novel of the Last Tsar|Robert Alexander|https://d.gr-assets.com/books/1396833031s/95141.jpg|91726] que anseio por ler! :D

Este é um livro que recomendo a todos os amantes de romances históricos, principalmente se o tema for a história da Rússia! :)