A review by theuniverseis42
O morro dos ventos uivantes by Emily Brontë

5.0

talvez eu devesse escolher algo menos desagradável pra encerrar meu ano, mas quando o negócio é bom, é bom, né?

impressionante como os tiktoters falam tanto de dark romance e homens problemáticos etc e jamais tocam no que é o único e verdadeiro dark romance possível, que é este aqui. heathcliff é não ironicamente o protagonista, o vilão e a maior vítima de sua própria história, o que aumenta ainda mais a tensão quando lentamente se percebe que existe algo sobrenatural rondando o elenco de personagens. personagens estes que são longe de serem santos: seus atos condenáveis coexistem com uma visão cínica e brutal que emily brontë expõe sem nenhum pudor sobre a sociedade britânica daquela época.

é meio de cair o queixo o quão bem classe, raça e gênero surgem cortantes em sua pena. cathy é consideradas por muitos estudiosos como uma das grandes heroínas clássicas da literatura gótica, mas assim como é pouco colocar este livro em somente uma caixinha, cathy assim como heathcliff é bem longe de ser heroína de qualquer coisa. talvez a única com o ódio no coração tão grande quando o jovem romani que surge em sua porta, ela é vingativa, caprichosa, preconceituosa, violenta e irascível – e ainda assim, consigo ver como é facil amá-la.

mas agora: heathcliff é um dos melhores personagens que já li na vida. autores sonham em criar alguém que tenha tanta complexidade e misto de emoções como ele. é possível culpá-lo pelo seu passado? é possível não agonizar perante as escolhas que ele toma pro futuro? a aura de mistério ao seu redor, os segredos e, principalmente, sua determinação que beira a insanidade, o tornam muito mais que um homem problemático. existe um motivo para que este seja um clássico, e também para que quase nenhuma adaptação tenha conseguido captar todas as complexidades dessa história.

é preciso ouvir o fantasma que bate na janela, e deixá-lo entrar.