A review by gussurireads
Ás de Espadas by Faridah Àbíké-Íyímídé

emotional mysterious tense medium-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? No

3.0

Não sou a pessoa mais qualificada para tecer uma opinião sobre a experiência das pessoas negras, no entanto creio que aquilo que Faridah tentou fazer com "Ás de Espadas" foi feito antes e melhor pelo filme "Get Out" de Jordan Peele.

"Ás de Espadas" trata-se de uma estreia de uma autora que escreveu isto com apenas 18 anos, zangada (e com razão) com as questões raciais que continuam a discriminar jovens negros nos acessos às melhores empresas e universidades. A forma como foi abordado, no entanto, carece de subtileza e até um pouco mais de optimismo, pois as experiências de Devon e Chiamaka são tão miseráveis de uma forma exagerada, quase cómica (algumas criticas falam inclusive numa espécie de "trauma p*rn"). Sendo eles adolescentes na era contemporânea, a ausência das redes sociais foi gritante, até à parte final do enredo onde um tweet de Devon acaba por resolver todo o conflito e salvar o dia.

Apesar dos pontos mais fracos, creio que seja uma leitura divertida, com vibes de Gossip Girl misturado com mistério, não sendo particularmente excecional em nenhuma das temáticas ou géneros que tentou explorar.

Expand filter menu Content Warnings