A review by sachasme
Small Favors by Erin A. Craig

4.0

4,0 ⭐

"Meu lugar no mundo era nebuloso, um conceito maleável definido apenas pelo espaço que eu ocupava. Quando estava na escola, era estudante. Em casa, era filha. Quando alguém enfim me cortejasse, eu me tornaria esposa e mãe.
Mas até lá, o que eu era?
Quem eu era?"


PRÓS

* Gostei muito da evolução da personagem principal. No início, vemos uma jovem incerta do seu lugar no mundo, que se compara com os outros, com as oportunidades que os outros tem e se sente deixada de lado. À medida que a história e os eventos se desenrolam, no entanto, ela vai pegando cada vez mais responsabilidades, provando a si mesma que consegue resolver e lidar com várias questões diferentes (mesmo que seja difícil) e essa comparação com os outros acaba a medida que ela descobre um lugar para si.

* A ambientação é muito boa. Temos essa pequena vila em que todos se conhecem e são amigos, eles tem suas próprias regras, autoridades e crenças. No entanto, à medida que supostos "monstros" aparecem nas florestas ao redor do vilarejo, rixas entre moradores crescem, suprimentos faltam devido a problemas com as expedições e os meses de frio se arrastam, vemos os vizinhos se virarem uns contra os outros e uma aura de desconfiança tomar a cidade. Me lembrou um pouco o filme "A Bruxa", onde coisas estranhas acontecem mas não fica totalmente claro se são realmente obras sobrenaturais ou apenas os vizinhos se vingando uns dos outros e colocando a culpa no "diabo".

* Esse livro é um pouco mais pesado do que pensei que seria. Temos descrições de assassinatos, animais degolados, signos estranhos escritos com sangue, etc. A ambientação, somada com a forma como a autora descreve os sentimentos e acontecimentos, faz surgir esse mistério - ao mesmo tempo que parece certo haver algo sobrenatural, os outros moradores do vilarejo parecem uma ameaça muito maior e mais imediata. Em diversos momentos eu me pegava torcendo para o tempo passar mais rápido, para que o inverno acabasse na esperança de que tempos melhores viessem. A escrita realmente cria essa sensação de inquietude.

CONTRAS

* Achei o final bem insatisfatório. Temos respostas sobre o que estava acontecendo na vila, mas de certa forma ainda ficam várias pontas soltas, e algumas situações não foram bem resolvidas.
Spoiler Rebecca e Ellerie passam o livro todo brigadas, por exemplo, mas nos momentos finais a Rebecca simplesmente esquece tudo e aceita sua presença de forma tranquila. A família também decide ir para a cidade e tentar encontrar os pais, mas a última vez que se viram foi a pelo menos 5 meses atrás, o que me deixou uma sensação de que não saberíamos se eles seriam de fato capazes de se encontrar. Além disso, não fica claro qual seria o final de Ephraim e Thomas.


NOTAS

* O segredo sobre o passado do Albert é bem óbvio, infelizmente. Acho que isso me tirou um pouco da sensação de mistério do livro: como eu já tinha uma ideia do que teria acontecido com ele, isso acabou me fazendo questionar menos certos acontecimentos, e acredito que a história teria sido mais intrigante se o passado dele fosse algo que realmente deixasse mais margens pra dúvidas durante a leitura.