A review by idrkthem
Uma Vida Pequena by Hanya Yanagihara

emotional sad tense slow-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.0

o livro é um retrato da amizade adulta e de como ela se transforma ao longos dos anos, a distância, ainda que haja um carinho e preocupação mútuos, como o rio da vida, influenciado por tantos agentes, molda nosso entendimento do mundo, nosso sofrimento, nossa compaixão, nosso entendimento individual. 

ainda que tenha se arrastado em algumas partes, por vezes pouco interessantes, o livro é espetacular em geral. senti que JB e Malcolm ficaram muito em segundo plano, quando mereciam ter mais destaque. JB não merecia ter sido representado somente como um babaca que só liga para si mesmo, a história dele com o vício deveria ter sido trabalhada mais, e a confusão de Malcolm sobre a sua sexualidade não levou à nada; casou com uma mulher, mencionada vez ou outra, e serviu somente como personagem de apoio até o momento em que morreu. também tenho minhas ressalvas com o relacionamento de Jude e Willem, pois sinto que foi – e odeio ter que dizer isso – mal-trabalhado. uma hora Willem sentiu atração por ele, sem que soubéssemos que ele também sentia atração por homens, e começaram a namorar, pularam direto para a parte que eles já estavam juntos, para só depois contarem como foi o pedido de fato. muitas das vezes, essa narrativa não-linear era bem interessante, mas aqui senti que foi muito mal-colocada.

o protagonista da história é de fato o Jude, não todos os quatro como inicialmente pensei, o que quebrou minha expectativa, claro, pois queria saber mais de Malcolm, JB e Willem, que pareciam mais estar subjugados na história em detrimento de Jude ter mais momentos. A construção de Jude foi muito intensa de acompanhar, com seus altos e baixos, picos e vales, como uma montanha-russa. os abusos, a autoinfligência, as dores crônicas, e até o luto, tudo isso fez dele um personagem extremamente interessante de acompanhar, e não era difícil torcer por ele; para que enfim melhorasse. 

nutro um carinho especial pelo Harold e Julia, que viveram mais que diversos personagens; pelo Andy, que sempre ajudou, e dava sermões quando necessário, e Ana, que causou um impacto, por mais curta que tenha sido sua aparição na história.

o relacionamento de Jude e Willem fora bem-construído depois de um tempo. 

o final me destruiu de diversas formas – Jude se recusando a comer, passando fome a fim de se reencontrar com Willem e, alguns anos depois, se reencontrando com ele em sua morte, por mais forte que fosse minha torcida por ele. 

quanto mais penso na história, mais percebo que o que não gostei é mínimo quando comparado ao todo. uma leitura forte, e portanto, impactante, independente das minhas ressalvas.

Expand filter menu Content Warnings