A review by carlaafmelo
Underground: O Atentado de Tóquio e a Mentalidade Japonesa by Haruki Murakami, Susana Serras Pereira

5.0

Decidi ler este livro uma segunda vez porque senti uma grande necessidade de ler algo real, algo que não fosse ficção e algo que realmente me ensinasse e me mostrasse algo.
Quem me conhece, sabe que sou uma admiradora profunda de tudo o que Haruki Murakami escreve, mas na primeira vez que li este livro, pelo choque de não haver ficção, sinto que não o entendi e aproveitei o suficiente.
Passaram dois anos, estou licenciada em Relações Internacionais, com um grande interesse na Ásia e uma boa bagagem de artigos lidos sobre terrorismo e dinâmicas de paz e de conflito, com algumas aulas de Sociologia também e eis que este livro, eis que este este atentado terrorista faz todo o sentido.
Infelizmente, hoje em dia, não ouvimos falar dele (toda a gente está, de novo, muito ocupada com as suas vidas e a pensar em novas formas de gozar com o líder norte-coreano), mas atrevo-me a dizer que 1995 pode repetir-se de novo e, provavelmente, de uma forma bem mais trágica. Não apenas porque o terrorismo está bem presente aqui na Europa, mas porque as pessoas têm cada vez mais dificuldade em se sentir integradas nesta sociedade, neste sistema e torna-se óbvio que vão procurar algo com o qual se identifiquem e com o qual possam procurar uma paz de espírito, uma fuga de tudo aquilo que as assusta.
Gostava que outros autores fizessem este trabalho de campo de se tornarem o mais objetivos possível e de falar com pessoas comuns e criar um estudo sobre a sociedade. E que as pessoas lessem, porque no meio desta correria, ninguém pára para pensar no todo e o que acontece é que a humanidade está a perder o 'h' maiúsculo e ninguém se parece importar muito.

Este livro é a porta aberta para percebermos o que é a sociedade numa altura de stress e medo. Não apenas a sociedade japonesa, mas a sociedade. Acredito fielmente que, em situações de medo e desespero, os comportamentos humanos - tanto individuais como coletivos - tendem a se assemelhar e por isso digo que este livro podia ser semelhante a algo que fosse escrito sobre qualquer um dos ataques terroristas que tem vindo a acontecer. Claro que as razões são diferentes, mas a génese é a mesma: o medo, a incompreensão, a raiva, a religião e a não-adaptação são comuns e, atualmente, o que mais caracteriza este sistema.

Underground é, sem dúvida, uma obra de grande valor sociólogico, onde Murakami não se poupa em demonstrar e em entender o que foi o atentado de 1995, a sua génese e a sua consequência. É um espelho intemporal da sociedade japonesa.