A review by caicapx
The Island of Missing Trees by Elif Shafak

5.0

The Island Of Missing Trees conta uma história narrada em diferentes perspetivas. Por um lado, temos Ada, uma jovem do Norte de Londres que, devido a um projeto da escola, tem de mergulhar na história familiar que dela foi escondida. Ao mesmo tempo descobrimos a história de amor entre Kostas, um Cipriota Grego, e Defne, uma Cipriota Turca, no meio da guerra que para sempre mudou o rumo da ilha e dos seus habitantes. Por fim, e narrando tanto o presente e como o passado, está uma Figueira muito especial (de uma forma que eu não estava nada à espera!) que dá a perspetiva das árvores, dos pássaros, das borboletas e restante natureza.

Quem me conhece, sabe que adoro a cultura turca e tudo o que a rodeia: a língua, a comida, a música, etc... E é algo que está muito presente no livro, representada pela personagem da Tia Meryem.

The Island of Missing Trees foi o primeiro livro que li de Elif Shafak, e certamente que não será o último. A sua escrita belíssima e metáforas muito bem conseguidas são a estrela do livro, aliadas a uma história com significado que torna este livro muito especial. Recomendo muito!