A review by ggcd1981
The War of the Worlds (H.G. Wells: The Science Fiction Collection, #1) by H.G. Wells

adventurous dark reflective tense medium-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? No

4.0

The War of the Worlds é um clássico de ficção cientifica e foi a primeira obra de H. G. Wells que li. A obra tem um narrador e protagonista ao qual não é dado nenhum nome. Esse narrador é um homem educado, e como astrônomo amador, ele é um dos primeiros a notar um flash de Marte. Esse protagonista é corajoso, mas ocasionalmente é dominado pelo medo durante a invasão. Os Marcianos, os antagonistas da obra, são alienígenas tecnologicamente avançados que invadem a Terra. Eles são extremamente combativos e implacáveis ​​em sua destruição da Terra e dos seus seres vivos. Suas principais armas são canhões de raios de calor e vapor escuro venenoso. Sua descrição no livro: são como polvos com tentáculos ao redor de suas cabeças, são do tamanho de ursos e se injetam com sangue humano para se alimentar. Quanto a outros personagens o narrador também menciona alguns que, pelo menos do seu círculo pessoal, figuraram nos eventos que seguiram a invasão. São os principais deles: O soldado da artilharia sem nome que sobrevive aos ataques. Ele se considera um excelente exemplo do ser humano ideal e tem planos grandiosos para sobreviver a invasão e liderar uma nova geração da humanidade. Porém é um tanto preguiçoso e hedonista; O Vigário, um homem não identificado da igreja, ele serviu para mostrar que o Narrador é um homem melhor e mais resiliente por comparação. Sua crise de fé o deixa abalado e o faz se comportar de maneira irracional.
Ele se recusa a agir de acordo com a realidade terrível da situação e acaba perecendo por isso
; O irmão mais novo do narrador, também sem nome. Ele é um estudante de medicina em Londres e escreve ao Narrador sobre o que aconteceu em Londres durante os primeiros dias da invasão. De natureza equilibrada e virtuosa ele foi capaz de ajudar a si mesmo e outros durante a evacuação.
O pequeno grupo liderado pelo irmão do protagonista chega ao litoral e é capaz de entrar em um dos barcos e se afastar da costa, de lá testemunham o heroísmo de uma embarcação que protege os barcos civis dos marcianos.
 

A atmosfera do livro é marcante por ser desesperada, apocalíptica e assustadora. Com certeza a atmosfera é um ponto forte do livro pois a narrativa fala do processo de invasão, não de um mundo pós-apocalíptico como é o caso em muitos livros. Assim a sensação de urgência, medo e desespero é maior. Wells escreveu um livro a frente de seu tempo, bastante inovador para a época, mas alguns pontos fracos de sua escrita são que ele não realmente aprofunda os personagens secundários e que sua tendência a especificar demais as localizações geográficas dos acontecimentos do livro deixam o passo um pouco lento em algumas partes da obra. O enredo de The War of the Worlds é: Quando um exército de marcianos invasores chega à Inglaterra, o pânico e o terror tomam conta da população. Enquanto os alienígenas atravessam o país em enormes máquinas de três pernas, incinerando tudo em seu caminho com um raio de calor e espalhando gases tóxicos nocivos, o povo da Terra deve aceitar a perspectiva do fim da civilização humana e o início do reinado marciano. Durante esses eventos o livro acompanha um protagonista civil enquanto este tenta fugir e sobreviver. A obra de Wells inspirou filmes, dramas de rádio, adaptações de histórias em quadrinhos, séries de televisão e sequências. The War of the Worlds é uma obra prototípica de ficção científica que influenciou todas as histórias alienígenas que surgiram desde então. 

A obra em si é bastante intrigante. Eu nunca assisti nenhuma adaptação desse livro então não realmente recebi spoilers, mas esse clássico é tão presente na cultura pop que tinha algumas vagas noções
do fim dos alienígenas infectados por bactérias da terra
. No entanto isso não diminuiu muito a minha curiosidade sobre o desenrolar da história. Sobre a lógica da obra é necessário manter em mente que na época o conhecimento sobre o sistema solar e Marte eram limitados. Diante disso a lógica, para a época, foi ótima. Salvo pelos poucos problemas na escrita eu desfrutei da história. Não particularmente criei apego aos personagens, mas foi fascinante ler quão a frente de seu tempo foi a história de H. G. Wells. Dou um sólido 4 estrelas. 


Expand filter menu Content Warnings