A review by margaridang
O Caçador by Lars Kepler

4.0

O Caçador é o sexto livro na saga sobre o comissário Joona Linna. Neste sexto livro, a Saga Bauer está de volta. É sempre um prazer, porque gostei muito da personagem no O Homem da Areia.

Mais uma vez, temos um assassino ou, inicialmente, julgam tratar-se de um terrorista. Depressa percebem que, não há outra solução se não chamar de novo o Joona para auxiliar na investigação. O livro apresenta o mesmo formato que já conhecemos desde O Hipnotista. São apresentadas diversas personagens, os capítulos são curtos e a escrita é fluída e super acessível. Para um policial, nunca pensei que fosse assim tão fácil e rápido de ler. Mas, é mesmo esse o caso com esta saga. 

Fiquei fã da dupla de autores e, já estou a ficar com pena porque só me faltam dois livros para ler da dupla. Para quem não tem a certeza se gosta deste género de livro ou tema, então aconselho porque, se for como aconteceu comigo, vão certamente mudar de opinião. 

Menos que quatro estrelas para este livro era impossível. Já ficou estabelecido ao fim de 6 livros que, gosto da escrita e não somos massacrados com discrições extensas e aborrecidas.

É raro perder o ritmo de leitura e só por isso merece sempre um rating elevado. Mas, há qualquer coisa neste livro extra. Arrepiou-me e estamos perante crimes com muito mais significado e, por vezes chocantes. Sem dúvida, e caso o próximo não supere, O Caçador passou a ser o meu preferido de todos. 

Fiquei, algumas vezes, boquiaberta. Percebi desde cedo que, neste género dou por mim a tentar ao máximo adivinhar quem está por detrás do crime ou crimes que são cometidos. Nem sempre é fácil, mas maior parte das vezes são personagens que em algum momento, foram introduzidas no livro. Assistir enquanto tudo ganha forma e vida, e acabar por fazer as conexões na minha própria cabeça, é super interessante. Com este livro, fiquei super surpreendida. Ao contrário de muitos livros e histórias, são raras as vezes que encontro plot holes (buracos na história). De uma maneira ou outra, tudo o que acontece é mais tarde explicado ou introduzido. Pessoalmente, é essencial para mim que a história faça sentido e, detesto capítulos só para "encher chouriços" por assim dizer, ou introduzir pontos na história que são esquecidos e, nunca mais lhe pegam. 

Não é o caso com este livro, ou outros que li da dupla, pelo menos que eu me tenha apercebido. Quando Joona começa a juntar as peças do puzzle, tudo faz sentido. Houve um momento e personagem que pensei que se tivessem esquecido dela, mas lá aparece para o fim e dentro da minha cabeça, estou a saltar porque faz mesmo sentido! 

Sobre o Joona Linna, para quem leu as minhas reviews anteriores sabe que a minha relação com o Joona Linna é complicada. Não gostava dele no início e, dava por mim a ter mesmo dificuldade em conseguir criar qualquer tipo de ligação. Ora bem, esqueçam isso tudo porque, depois deste livro (já tinha começado a mudar de opinião em Stalker) estou oficialmente apaixonada pela personagem. 

Não sei o que seria da Suécia sem um Joona Linna. O homem é simplesmente fantástico e qual como o Carlos diz, é inacreditável como tudo parece andar mais depressa quando o Joona está envolvido. A sua capacidade para ver o que os outros não conseguem, é incrível. É extremamente inteligente e, não coloca limites no que pode ou não fazer para salvar vidas. 

Há muito tempo que não tinha uma leitura tão perto de chegar às cinco estrelas. Aconselho a 100% esta série policial.