A review by pjv1013
Stella Manhattan by Silviano Santiago

4.0

COMENTÁRIO
⭐⭐⭐⭐
“Stella Manhattan”
Silviano Santiago

Silviano Santiago era um nome distante que tinha referenciado como autor de alguns livros sobre temática LGBTI nos anos 80/90. O facto de ter sido agraciado com o Prémio Camões colocou holofotes sobre si e a sua obra. Assumi a curiosidade e fui pesquisar... De repente deu comigo a começar a ler o ebook de “Stella Manhattan”. A leitura estava a correr tão bem que comprei a edição brasileira em papel na Livraria da Travessa.
Estamos perante uma história de exílio e de intriga política passada em Nova Iorque algures nos anos 70, centrado numa persona trans, indentidade essa que é por outro lado de funcionário do consulado brasileiro da cidade. É igualmente uma estória marcada pelo momento político vivido no Brasil com uma ditadura de direita, uma forte perseguição política e o autoritarismo marcante da sociedade brasileira desse tempo.
Stella Manhattan, alter ego de Eduardo da Costa e Silva envolve-se num trama em que marcam presença personagens brilhantemente construidas como o Coronel Valdevinos Vianna, a misteriosa Viúva Negra, o Professor Anibal e a sua esposa Leila, e a deliciosa La Cucaracha...
Num registo narrativo algo disperso e fragmentado Stella Manhattan é uma obra que conecta e cruza a problemática política – os anos de chumbo da ditadura brasileira - e as identidades marginais LGBTI num crescendo de visibilidade, afinal estamos na Nova Iorque dos anos 70. Essa territorialidade da trama do romance é um elemento muito destacável, pois nos mostra a intensidade das vivências LGBTI nos meandros dos diferentes grupos que marcam a paisagem urbana.
Para finalizar diria Stella Manhattan foi uma experiência de leitura que me encantou. Sendo certo que lerei outras obras de Silviano Santiago.
E foi um modo perfeito de começar as leituras deste novo ano de 2023.