A review by ggcd1981
Elatsoe by Darcie Little Badger

adventurous emotional hopeful medium-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? No

4.0

Elatsoe foi uma boa leitura, apesar de que minhas expectativas eram muito altas o que afetou o meu aproveitamento da obra. Por nenhuma razão aparente cheguei nesse livro esperando que fosse voltado a faixa mais velha do YA/juvenil, e na verdade Elatsoe é mais voltado ao público mais jovem beirando o Infantil. Isso é claro não é um defeito, mas eu não sou o público alvo e isso afetou a minha experiência. Elatsoe ou Ellie, para abreviar, uma protagonista adolescente de 17 anos apache e assexual, vive em uma América alternativa contemporânea, cheia de monstros e mágica, moldada pela magia ancestral e pelo conhecimento de seus grupos indígenas e imigrantes. Para o povo Lipan Apache, o treinamento de fantasmas é uma tradição familiar de longa data. Ellie é capaz de “acordar” ou ressuscitar fantasmas do submundo. Ela trouxe de volta seu fiel cão Kirby e vários outros animais, mas tem o cuidado de observar a regra mais importante de acordar espíritos: nunca, jamais, acorde fantasmas humanos porque eles são altamente destrutivos e malignos. Quando seu querido primo morre, todos os sinais apontam para um acidente de carro, mas seu fantasma lhe diz o contrário: ele foi assassinado. Quem o matou e como ele morreu? Com a ajuda de sua família, de seu melhor amigo Jay, do leal Kirby e da grande, tatara, tatara, tatara, tatara, tataravó, Elatsoe, ela deve rastrear o assassino e desvendar o mistério desta cidade assustadora e seu passado sombrio. Mas os nefastos habitantes da cidade de Willowbee e um misterioso médico tentarão impedir.

O livro é menos misterioso do que soa pois desde a primeira metade do livro se sabe que quem realizou o assassinato foi o Doutor Abe Allerton. A segunda metade do livro é sobre como ele fez e como leva-lo a justiça quando a maior parte da cidade o protege. Uma coisa que não esperava nesse livro foi quão transparente Ellie era com seus pais sobre a investigação. Eu estava acostumada aos jovens nesse tipo de livros manterem segredos dos adultos então foi inesperado para mim. Infelizmente tenho que admitir que, apesar de saber que essa era a coisa certa a ser feita, essa transparência contribuiu para reduzir o clima de mistério.
 

Após suas investigações Ellie e Jay percebem que o Dr. Allerton tem a capacidade de transferir os ferimentos e doenças de uma pessoa para outra, e na noite da morte de Trevor, seu primo se deparou com o acidente em que o Doutor estava envolvido e tentou ajudar Allerton, mas em vez disso, o Dr. Allerton passou seus ferimentos fatais para Trevor e o deixou morrer. Na parte final do livro o fantasma de Trevor fica furioso e confronta Allerton em sua mansão durante uma grande festa. O doutor admite o que fez, mas não demonstra remorso por suas ações. Allerton e seus seguidores têm o poder de realocar a cidade de Willowbee sempre que seu segredo for revelado, e enquanto se preparam para realocá-la mais uma vez, Ellie os impede arrastando Allerton para o submundo e deixando-o lá. Kirby, porém, não volta do submundo com a garota. Ellie está em luto e acha que seu companheiro pode ter partido para sempre. No entanto, algumas semanas depois, na conclusão da obra, Kirby reaparece carregando um brinquedo incomum para cachorro. Ellie percebe que o brinquedo pertencia aos cachorros de sua tataravó, que também se chamava Elatsoe. O livro conclui com Ellie sentindo uma profunda conexão com seu ancestral e feliz por Kirby ter voltado para casa.


Elatsoe é um livro que considero bastante relevante a seu público alvo com mensagens relevantes, retratando relações familiares e amizades saudáveis com representação de uma protagonista indígena e assexual. O único ponto fraco que realmente posso apontar é que o mundo mostrado deu a impressão de ser amplo, mas não foi aprofundado pela autora. Então se tem uma diversidade de criaturas e elementos mágicos nesse mundo, mas nada foi realmente aprofundado me deixando sem realmente entender como essa realidade funciona. Fora esse ponto, acredito que os elementos que me levaram a não dar 5 estrelas a obra são mais de gosto pessoal do que defeitos da obra em si. Dou 4 estrelas.


Expand filter menu Content Warnings