A review by markbossuet
Without Merit by Colleen Hoover

2.0

Esse com certeza tem uma boa ideia e infelizmente uma execução razoável.

Eu não esperava NADA desse e fui ler apenas com uma recomendação simples: o que leio agora? Foi um começo promissor e me arrancou risadas, coisa difícil de acontecer em livros que vou tendo conhecimento que o romance é o foco, o que não acontece aqui. O romance é o catalisador mas definitivamente não é o foco, apesar de todas as motivações e “resultados” serem romanticamente interligados. Não espere o romance clássico, esse livro é sobre consequências e não sobre romance.

Durante a apresentação geral e contextualização por parte da personagem principal foi uma leitura proveitosa, quando todos os personagens foram devidamente apresentados e suas tramas começaram a se interligar de forma substancial o meu agrado começou seu processo de evaporação.

A única coisa boa a ressaltar é seu final, onde, me agradando parcialmente, todos os personagens foram para terapia.

Problemas com representação LGBTQIA+ existem nesse livro e ao meu ver foram bem presentes. O uso de personagens Bi/Pam (não é explícito qual é exatamente a sexualidade do personagem) é chula e datada, utilizando do pressuposto de que pessoas Bi/Pam são promiscuas e utilizam sexo como conquista. A representação gay é de tão impróprio como a anterior, fazendo o personagem tão confuso ao ponto de cometer um abuso sexual, apesar de criança e sem identificação de consequências (questionável) a representação, se levada para a situação infantil é ainda MAIS inaceitável se não danosa.

A utilização do sexo como válvula de escape e utilização do sexo entre sobrinho/a e um tio como plot me incomodou bastante, não por sua utilização mas por sua romantização e normalização por parte da autora. Nojento.

Uma pena, estava preparado para gostar desse, porém, a autora se esforça com sua imaginação extremamente fértil em retratar situações, não incomuns, mas problemáticas de forma extremamente fútil e ineficaz.