A review by carlaafmelo
Na Sopa de Miso by Ryū Murakami

3.0

O meu conhecimento de autores japoneses para além de Haruki Murakami é praticamente inexistente. Daí que ler algo que saía dessa minha 'zona de conforto' de me apresente sempre como um desafio nem sempre muito agradável.
De qualquer modo, li já Ozamu Dasai e, agora, Ryu Murakami e sobre este último, ao início, as coisas não estavam a ser facéis. Talvez da tradução ou de já não estar habituada a este tipo de modo de escrita, achei-o pouco chamativo, mesmo 'brego' mas, normalmente, nunca desisto de um livro e assim continuei.
Terminei de o ler há cerca de 10 minutos e, neste momento, na minha cabeça, só me vão passando excertos de frases, determinadas imagens que fui criando e um enorme sentimento de desconcerto. Através da sua escrita inevitalmente simples e pouco cuidada, este Murakami consegue pôr-nos ao corrente daquele lado escuro, bem escuro da natureza humana, aquele do qual nós passamos a vida a fugir e achamos controlado. E como é que isso não pode ser desconcertante?
Para além disso, para quem estiver mais atento a questões sócioculturais e políticas, estas 199 dão-nos um retrato bastante fiel do que é a sociedade japonesa, do que é a sociedade americana e de como ambas se relacionam entre elas e com o mundo. Tal facto, para alguém como eu, foi bastante agradável.
Gostava de o classificar como uma leitura light, como o início sugere, mas não. DE TODO. Este livro tem que ser lido com uma grande flexibilidade de valores éticos e com muita atenção.