A review by painteed_12
A Rapariga Que Roubava Livros by Markus Zusak

dark emotional reflective sad tense medium-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? No

5.0

"Ela não teria dificuldade em chamar-lhe papá."

QUE LIVRO. 
~
Decidi ler este livro porque ia a Berlim, apesar de apenas o acabar depois do fim da viagem, foi um enriquecimento histórico necessário.
~
Este livro conta-nos a história de Liesel, uma rapariga nova que vai viver na rua Himmel, porque a sua mãe não tem condições para cuidar dela. Aí conhece os novos pais dela, Rudy, e mais pessoas que vão mudar a sua vida, e que vão ver a sua vida mudada por ela. 
~
Uma coisa que gostei imenso neste livro foi que a história inteira é narrada pela morte, apesar de ela dar spoilers... É uma perspetiva que nos dá uma visão diferente da história destas pessoas e desta época no geral, combinada com a perspetiva de uma rapariga mais nova que gosta de roubar livros e cresce durante a 2ª guerra mundial.
Também gostei bastante que no livro o autor não tentou romantizar ou deixar mais "soft" a história. O final destruiu-me. E não só o final, outras partes também. Claro que houve momentos mais felizes, mas o autor retratou algumas cenas da guerra como deviam mesmo ser, traumatizantes e horríveis. 
~
Este livro devia ser um clássico, se já não o é. 
Quero mesmo ver o filme agora.

"Matou-se por querer viver."

Expand filter menu Content Warnings