A review by matheusreads
Morte e vida severina e outros poemas em voz alta by João Cabral de Melo Neto

3.0

"E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia."


O livro conta na verdade com diversas obras do autor: O rio (1953), Paisagens com Figuras (1954-55), Morte e Vida Severina (1954-55), Uma faca só lâmina(1955). Na introdução do livro temos uma análise rápida das quatro obras e do estilo de escrita do autor em cada uma delas.

As minhas obras preferidas foram O rio, e Morte e Vida Severina. Em O rio temos um estilo mais documental, sem emoção, acompanhamos a viagem do rio, percorrendo com ele, toda a sua extensão do Capibaribe até Recife.
Em Morte e Vida Severina ou O auto de Natal Pernambucano, temos a história de Severino, um retirante, que realiza o mesmo trajeto feito pelo rio, enquanto foge da seca. O formato de escrita de um auto sempre tem uma construção muito boa e leve, que deixa divertida a leitura (me faz lembrar das aulas de literatura do cursinho, onde a professora fazia todo mundo ler junto)

A parte mais interessante da segunda obra pra mim, Paisagens com Figuras, foi conseguir perceber, com o esclarecimento do texto de introdução, que todos os poemas eram construídos com jogos de comparações entre imagens, inclusive lembranças de sua vida em Recife e na Espanha.

Apesar do livro todo ser bom, e da introdução ser bem enriquecedora pra quem ainda está começando a ler cada vez mais poesia, eu ainda não consigo me apaixonar extremamente por livros de poesia, então vamos de 3 estrelas