joanappgrace's profile picture

joanappgrace 's review for:

O Segundo Sexo by Simone de Beauvoir
5.0

Simone de Beauvoir, com este seu primeiro volume, mostra-nos a importância da honestidade intelectual.

Quem me conhece sabe que estou neste momento a escrever uma tese sobre feminismo na literatura e na ópera e, por isso, muitas das minhas leituras recentes incidem no tema. Aquando da leitura de Gender Trouble a noção de honestidade intelectual consolidou-se na minha mente. Não só porque a gaveta dos estudos de género/feministas estão cheios de péssima literatura, mas porque parece que vivemos numa era onde "todos somos alguma coisa" e isso chega como argumento.

O que Beauvoir nos mostra (tal como Butler) é que não pode existir atalhos na investigação e no debate. Que não é por sermos signo que entendemos o significado. E, que se queremos realmente mudar algo, então temos que trabalhar incessantemente para isso.

Este é um volume excepcional. Denso, complexo e técnico mas filosoficamente forte e intelectualmente desafiante. Acompanhamos a viagem sobre os factos (histórico-científicos) e os mitos que prevalecem em relação à mulher.

É sem dúvida a Bíblia dos estudos feministas pela força dos seus argumentos. Uma leitura obrigatória para quem, tão casualmente, se intitula de feminista (e, muitas vezes sem entender o verdadeiro peso dessa palavra!)