5.0

Catarina de Aragão é uma das filhas de Isabel de Castela com Fernando de Aragão, rivais e amantes.
Ficou noiva de Artur, filho de Henrique VII, aos 3 anos e foi treinada desde criança para ser Princesa de Gales e Rainha de Inglaterra.
Quando era mais nova viajou muito com os pais por Espanha, assistiu a muitas batalhas com os Mouros e aprendeu muita coisa que tentou sempre transmitir à corte inglesa.
Teve muita dificuldade na adaptação a Inglaterra por ser um país muito mais frio, com comida e costumes muito diferentes dos seus.
Infelizmente Artur morreu 5 meses depois do casamento e Catarina, depois de várias peripécias, acaba por casar com Henrique VIII, irmão mais novo de Artur.

De todos os livros que li até agora sobre esta saga e sobre todas estas mulheres importantes ao longo da história de Inglaterra, Catarina de Aragão foi das minhas preferidas. Não sei se por ter sido treinada desde cedo, se por ter nascido em Espanha ou por ser naturalmente seu, foi uma mulher determinada, inteligente, destemida, corajosa, refilona, respondona, lutadora e indomável, a verdadeira mulher de pelo na venta. Não se resignou, lutou pelo que queria mesmo num cenário com poucas probabilidades de sucesso e sozinha. Que esta mulher possa ainda inspirar muitas outras.