A review by fevi
Teoria Feminista - Da Margem Ao Centro by bell hooks

challenging emotional informative inspiring reflective slow-paced

5.0

 
O feminismo é a luta para acabar com a opressão sexista. Seu objetivo não é beneficiar apenas um grupo específico de mulheres, uma raça ou classe social de mulheres em particular. E não se trata de privilegiar a mulher em detrimento do homem. Ele pode transformar nossas vidas de um modo significativo. E o mais importante: o feminismo não é um estilo de vida, nem uma identidade pré-fabricada ou um papel a ser desempenhado em nossas vidas pessoais.


ESSENCIAL é a palavra que define essa leitura para mim. Eu já tinha entrado em contado com o pensamento feminista de bell hooks com a minha leitura de O feminismo é para todo mundo . Em Teoria Feminista encontrei pensamentos e críticas mais aprofundadas. A essência é a mesma: para haver uma revolução que avance contra a opressão sexista e o patriarcado é necessária uma luta em que mulheres e homens se unam para combatê-los. É extremamente indispensável que o movimento feminista una raça, sexo e classe porque essas opressões estão conectados pelo sexismo patriarcal.

hooks tece inúmeras críticas ao feminismo branco, liberal e individual. Ela aponta o quanto foi prejudicial para o movimento as mulheres brancas escolherem apenas lutas que beneficiariam somente elas sem que houvesse uma conversa, uma interscção com mulheres de outras etnias e de classes mais pobres. Não há como um movimento político que deseja acabar com a dominação masculina seja feito com ideais liberais sem uma força coletiva que junte diferentes indivíduos da sociedade. Para que haja uma mudança é de importância significativa que mulheres e homens se unam. bell hooks defende a presença de homens na luta feminista não só porque o sexismo também os afeta, mas justamente por eles serem o pivô principal dessa opressão. Portanto, é essencial que eles entendam o quanto isso é prejudicial. Assim sendo lutarão para miná-la.

Gosto de como a hooks vai apresentando a importância do feminismo em diferentes situações e discutindo as soluções. Isso tudo de forma muito clara de ser entendida. A minha única crítica é mais sobre o capítulo em que ela aborda sexualidade. Acredito que ali deveria ter mais um aprofundamento. No entanto, a clareza e a forma como ela nos educa sobre o movimento e quebra visões brancas, classistas e racistas do feminismo que está impregnado no imaginário coletivo é excepcional. Para quem quer aprender, entender e lutar contra a opressão sexista essa leitura é mais que essencial, é obrigatória. Para refletir e colocar em prática todos esses ensinamentos. Recomendadíssimo.