A review by janapbianchi
Réquiem para a Liberdade by Thiago Lee

4.0

Uma ótima estreia para um autor iniciante!

O livro é muito bem escrito, com uma trama que flui super bem apesar da alternância entre a narrativa do presente e os flashbacks do passado do protagonista (uma estrutura que me agradou bastante, aliás). O plot é simples e claro - o livro é curto, sem excessos e enrolações - e traz uma mensagem muito interessante por trás, sobre os diversos tipos de liberdade e sobre como a servidão e a submissão podem se tornar corriqueiras.

Uma coisa super interessante do universo é que a ambientação é medieval, mas foge dos cenários típicos ingleses. Ao invés disso, faz mais referências - pelos nomes e caracterização dos personagens e cenários - à cultura latina e ibérica. Isso fez um contraponto interessante com a escravidão dos nagôs, que fazem alusão aos africanos.

Pessoalmente, achei que o livro podia ter um pouco mais de fantasia. Acho que isso é mais um problema relacionado à minha expectativa com o livro do que do livro em si: a sinopse não promete nada, mas a capa e o fato do livro se passar em um universo que não é o nosso automaticamente me fez esperar toques fantásticos no livro. Em dado momento é apresentada uma espécie de técnica de batalha que pode até ser considerada fantástica, mas eu gostaria de ver mais devaneios. :)