A review by ozielbispo
The Narrative of Arthur Gordon Pym of Nantucket by Edgar Allan Poe

4.0

Este é a única novela de Edgar Allan Poe , publicada em 1838, famoso por seus contos macabros. Este livro conta a História de Gordon Pym que embarca escondido  no porão de um navio Baleeiro chamado Grampus , ajudado por seu amigo Augustus( o livro é narrado em primeira pessoa pelo próprio Gordon) . Lá passará grandes perigos ,  até que o navio é tomado por corsários e ele descoberto. Depois o navio passa por um naufrágio onde poucos sobrevivem e eles ficam vagando pelo mar em um pequeno barco ,onde precisam comer até carne humana para sobreviverem,  até serem salvos pela tripulação do Jane Guy , onde juntamente com Dirk Peters , um marinheiro muito habilidoso , continuam suas aventuras pelos mares do sul onde vão se deparar com novos animais , ursos polares gigantes,, novas paisagens e povos selvagens sanguinários.

A primeira parte do livro tem bastante ação mas a segunda é um tanto monótona devido às   descrições minuciosas usando linguagens marítimas, o livro se torna delicioso novamente no final com a chegada a uma terra de selvagens com costumes e comportamentos estranhos.

Uma coisa que pude perceber nesse livro é o tema recorrente do horror de se  sentir enterrado vivo, que aparece sempre nos contos de Poe e que nesse livro não poderia faltar. Um livro muito bom, com algumas partes enfadonhas mas que em uma média geral torna se um grande clássico da literatura mundial.