A review by ggcd1981
Final Girls by Riley Sager

dark mysterious tense slow-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

3.25

Nota: 3.25 estrelas 

Já fazia um tempo que queria tentar ler algo do autor Riley Sager pela primeira vez, então quando tive oportunidade li Final girls. Sager é um autor que é bastante popular entre os leitores de Mystery/thriller e isso me deixou curiosa. A minha primeira experiência com uma obra do autor não foi bem o que eu esperava. Acredito que por ouvir tantas pessoas recomendarem seus livros acabei, involuntariamente, criando uma grande expectativa. Essa expectativa fez com que eu achasse Final girls bastante mediano. Contudo, essa impressão foi causada por minhas próprias expectativas altas, o livro não realmente tem culpa. Final girls não é um mal livro, foi relativamente bem escrito, apesar de aqui e acolá haverem algumas frases bastante questionáveis (brega mesmo). 

Como pontos negativos posso apontar: as mencionadas frases cringey; A primeira metade do livro tem um passo um pouco lento, em dado momento questionei se o livro era realmente considerado Mystery/Thriller/Horror devido a lentidão; personagens não agradáveis que você não consegue realmente se afeiçoar completamente; por ser um autor homem escrevendo cenas sexuais do ponto de vista de uma protagonista feminina achei estas cenas um pouco desagradáveis; o final foi um pouco “fácil” com Tina decidindo assumir a culpa pelo crime de Quincy. 

Os pontos positivos são: Livro relativamente bem escrito, mostrando duas linhas temporais, o “Presente” como Final girl de Quincy e o “Passado” do que aconteceu em Pine Cottage; O autor teve o cuidado de escrever personagens femininas complexas (mesmo que desagradáveis) e examinar, especialmente no caso de Quincy, como o trauma do massacre sobrevivido influência na vida no seu dia a dia (o esforço da personagem em parecer e dizer a si mesma que tudo está bem, quando seus comportamentos mostram outra coisa); o Twist do enredo me surpreendeu, eu não previ quem era o real culpado por Pine Cottage e o assassinato da Final girl Lisa.

Em conclusão o livro foi bom, mas minha expectativa de Riley Sager em conjunto com os pontos negativos citados tornaram a experiência de ler Final Girl mediana, ainda que o twist eu não tenha previsto. Acho que 3.25 estrelas é justo, a obra foi interessante e me surpreendeu. Em geral experiência de leitura positiva porém nada que eu considere memorável. 


Expand filter menu Content Warnings