A review by igormdemiranda
Como Proust pode mudar sua vida by Alain de Botton, Alain de Botton

3.0

"Meu caro amigo, pode ser que eu seja meio estúpido", replicou Humblot após ter dado uma breve e desnorteada olhada na abertura do romance. "Mas não consigo entender por que um sujeito precisa gastar trinta páginas para descrever como ele tosse e se revira na cama antes de dormir."

Quais lições podem ser aprendidas com Marcel Proust?
Na minha resenha, eu dividi um pouco sobre o impacto que 'Em Busca do Tempo Perdido' teve sobre mim.
Alain de Botton fez diferente — e escreveu todo um livro sobre o assunto.

Diferente do livro que o inspirou, 'Como Proust Pode Mudar Sua Vida' é um livro curto, curtíssimo. Não vai mudar a sua vida, como o título promete, mas vai introduzir, para aqueles que tem curiosidade, um pouco acerca da vida do gênio Proust, tratando de algumas de suas filosofias de vida, pensamentos e curiosidades. É particularmente interessante nos pequenos fatos.

Após entender um pouco de sua vida, é possível enxergar um pouco dele mesmo em muitos dos personagens de 'Em Busca do Tempo Perdido'. Especialmente, ao sabermos das dificuldades que ele enfrentou para escrever a obra, podemos contrastar a beleza de sua escrita com a falta de beleza de sua vida nos últimos anos, a qual De Botton descreve:

"Não foram as pessoas felizes e bem-sucedidas que deixaram os testemunhos mais profundos sobre o que significa estar vivo. Parece que este conhecimento tem sido reservado aos extremamente angustiados — e talvez essa seja a única benção a eles destinada."

Para mim, foi interessante entender mais sobre a família Proust, sobre a recepção a 'Em Busca do Tempo Perdido' na época (como no trecho colocado no início da resenha), sobre as dificuldades de saúde do escritor e as raízes de sua observação aguçada. É um arranhão na superfície do tema Proust, mas é um passo dentro de um mundo incrivelmente rico de pensamentos. Para quem se interessar, após lê-lo, é possível planejar o passo para Proust. Um passo longo, mas inesquecível.