A review by imyra
The Complete Collection by H.P. Lovecraft

3.0

Não acredito, depois de ANOS, finalmente terminei de ler esse livro. Na verdade, é mais do que um livro, são as obras completas de Lovecraft. Então tem livros e contos que ele escrevem, inclusive alguns com algumas pessoas.

Aqui, eu me arrependi um pouco de ter colocado essa edição ao invés de ir adicionando cada um dos livros ou contos, porque acho que ficaria até mais legal, fazer uma resenha de cada um dos trabalhos. Mas agora já foi. Talvez eu volte em um ou outro livro e escreva a resenha dele mais para frente. Essa resenha é sobre as obras completas.

Como está marcado, eu gostei. Estamos falando das obras completas, então tem coisas muito boas, coisas medianas e coisas ruins. Os livros e contos clássicos são realmente bons e valem muito a pena: "The Call of Chutulhu" é fantástico, "At the mountains of Madness" também. Gostei do "The Case of Charles Dexter Ward", "Dunwitch Horror", "Shadows over Innsmouth", entre outros. Alguns contos você sente um pouco daquele terror gótico do Poe, em outros, você vê uma história quase sci-fi.

Aconselho a quem quer ler Lovecraft a não ler tudo de uma vez, um depois do outro. Se você faz isso, a escrita dele fica bem menos efetiva (você não tem mais aquele sentimento de suspense ou surpresa), começa a ficar bem repetitivo, inclusive vários adjetivos são usados até você enjoar. No meu caso, ele era meu autor entre livros, ou seja, ele foi intercalado entre as outras leituras que fiz ao longo dos anos.

Outra coisa que deixa meio repetitivo é o que ele tenta fazer nos finais das histórias em geral: deixar o último parágrafo com o último horror como se fosse uma revelação (depois de algumas histórias, realmente não é) e isso vai ficando bem batido. E basicamente em Lovecraft, como personagem da história, você tem poucas opções: você termina totalmente louco, morto ou, na melhor das hipóteses, com cicatrizes mentais terríveis.

No final, foi bem interessante ter lido.