A review by andreiamorais
Rapazes de Zinco: A Geração Soviética Caída na Guerra do Afeganistão by Svetlana Alexiévich

TW: Cenas/Linguagem Explícitas; Referência a Morte, Suicídio, Violência, Violação

A verdade à vista de (quase) todos, mas era maior o medo de a comprovar. E foi ao tentar evidenciar essa verdade, através dos relatos de mães, de filhos, de esposas, de soldados, de enfermeiras, que Svetlana Alexievich se viu julgada em tribunal, acusada de distorcer os factos, porque não era válido diminuir a pertinência da guerra soviética no Afeganistão.

Conhecer a parte histórica é fundamental, claro, mas fascina-me sempre mais descobrir o lado humano, os testemunhos tantas vezes silenciosos de quem, direta ou indiretamente, viu a sua vida vira do avesso (no mínimo). É o segundo livro que leio da autora e sinto que, sem romantizar as vivencias, nunca fere a dignidade daqueles que lhe abriram o coração, muitas vezes a medo, muitas vezes sem saberem a extensão das repercussões, porque precisavam de ser ouvidos, precisavam que a verdade ficasse escrita.

Estas partilhas são um espelho de mais um período histórico doloroso e a lucidez destes retratos é impressionante. Por isso, é uma leitura que nos desarma, mas que também nos mostra a coragem que é necessária e a empatia que nos deveria mover.