A review by guilhermeests
Os Maias by Eça de Queirós

2.0

Quando comecei a ler este livro, não tinha grandes expectativas. Estava entusiasmado por ser um clássico português tão aclamado e também porque pessoas minhas conhecidas que leram o livro, disseram que era dos livros mais bonitos e interessantes que se dá no secundário.
Portanto, devo dizer que não estou nem desiludido, nem feliz. Não gostei do livro, principalmente porque não consigo suportar a escrita do autor. Descrição atrás de descrição, conversas sobre política, economia, finanças, etc, temas com que não me relaciono. E acho que é por isso que muitos alunos decidem não ler esta obra.
Não digo que o livro é mau porque não o é. A história é muito bonita, sim e para a altura em que foi publicada é uma bastante interessante e inovadora. MAS se cortassem sem exagero 500 páginas ao livro, eu teria gostado bastante mais.
Não estava à espera de ler o livro todo, e tal só aconteceu porque a) tinha de preparar o capítulo 14 para uma apresentação oral e queria ter uma ideia da obra até esse momento e b) como só me faltavam 250 páginas ao fim desse mesmo capítulo decidi dar o braço a torcer e acabá-lo. Se fosse hoje talvez não tivesse lido o livro, porque acho que não me acrescentou nada.
Espero não ofender ninguém com o que acabei de escrever, mas é a minha opinião. Respeito quem goste da obra, mas simplesmente não é um livro para mim.