A review by inesffricardo
Apesar do Sangue by Rita da Nova

emotional medium-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.5

A evolução da Rita continua a surpreender-me. A cada novo livro a Rita demonstra uma maturidade de escrita maior.

Este livro deixou-me muito sensível aos temas retratados. As personagens estão muito bem construídas e vamos conhecendo-as de forma gradual, de forma a que se compreenda a sua personalidade, crenças, receios, ações e decisões.
Revi a minha avó na Glória e isso fez-me criar um laço maior com essa personagem, mas todas as personagens têm a sua verdade super bem defendida.

Para além das personagens complexas, a escrita não fica atrás. As reflexões sobre maternidade/paternidade, segunda oportunidades, luto e relações são belíssimas. 

“Não é essa a nossa missão no mundo, a de deixarmos os maus exemplos para trás e darmos aos outros que gostaríamos que nos tivessem dado? Fala-se muito sobre não fazermos aos outros o que não queremos que nos façam a nós, mas pouco sobre isto: sobre como somos donos e senhores das nossas ações. Usá-las não é somente uma torma de ajudar os outros, é sobretudo uma maneira de reparar o que quebraram em nós.”

“Que fazemos quando a pessoa que aprendemos a ver como a nossa casa desaparece? Tentamos construir uma nova? Se sim, onde procuramos paredes e telhados e portas que nos possam das proteção em forma de abraço? Nos outros? Em estranhos? Ou em nós?”

[Lido em formato físico]