A review by acrisalves
O Espetacular Homem-Aranha: Regresso às Origens by J. Michael Straczynski

4.0

Com fotos do interior em
https://osrascunhos.com/2016/12/10/o-espectacular-homem-aranha-o-regresso-as-origens-j-michael-straczynski-e-john-romita-jr/

A colecção da Salvat, A Colecção Oficial de Graphic Novels Marvel, abre com uma história do Homem-Aranha perfeita para quem, como eu, conhece pouco do mundo Marvel para além dos filmes e de algumas leituras espalhadas.

Começando com um bom contexto sobre os episódios anteriores que marcam este homem-aranha fechado sobre si mesmo, desconfiado e emocionalmente abatido, esta história introduz uma nova linha narrativa, que consegue ser lida de forma independente, e que nos consegue introduzir a uma nova série do herói.

Visualmente deslumbrante, num tom moderno quase futurista, cruzando vários estilos conforme o tom da história e as referências que vão sendo introduzidas, tem como ponto fraco as expressões faciais, um ponto facilmente esquecível quando a maioria das páginas se centra num herói mascarado e num vilão apático, indiferente, sobre-humano.

Deprimido por acontecimentos anteriores que o afastaram de Mary Jane, o Homem-Aranha é surpreendido pela existência de outro ser com poderes semelhantes aos seus, até superiores, que levanta boas questões sobre a verdadeira origem das suas capacidades, pondo em causa a casualidade da situação que o transformou.

Na vida real, Parker decide assumir um lugar de professor na sua antiga escola, um local onde recorda os difíceis momentos da adolescência por ser diferente dos demais. Percebendo que a escola se tornou um local ainda mais abrasivo para os jovens mais inteligentes, Parker pretende fazer a diferença.

O que Parker não prevê é o aparecimento de um novo vilão que tem como objectivo principal absorvê-lo. Este vilão difere do habitual. Movido pela necessidade de se manter vivo, não é motivado nem pela raiva nem pelo intuito de destruição, não pretende vingar-se de nada nem de ninguém. Apenas quer absorver a essência do homem-aranha e, emocionalmente dessensibilizado, não olha a meios para o atrair para armadilhas sucessivas.

Este volume desenvolve a história do homem-aranha em três níveis distintos. Em primeiro plano temos a luta com o vilão, dura, quase impossível de vencer, um obstáculo pouco usual na forma como se apresenta. A um nível mais profundo e que instiga à continuação, põe em causa o papel do acaso na geração do homem-aranha levando-o a questionar-se a si próprio. Por último, introduz, a nível pessoal, uma missão estabilizadora e, simultaneamente, uma reviravolta que me fará pegar em breve na continuação.

img_0334

O Espectacular Homem-Aranha – Regresso às origens constitui o primeiro volume de A Colecção Oficial de Graphic Novels Marvel da Salvat.