A review by ggcd1981
The Light Fantastic by Terry Pratchett

adventurous funny lighthearted fast-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? It's complicated
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.5

Assim como The Colour of Magic eu já havia lido The Light Fantastic em Português. Porém a tradução não fez justiça ao humor de Pratchett. Assim decidi ler a Série Discworld em Inglês. Apenas no idioma original se consegue perceber as nuances do humor inteligente de Pratchett. Tenho grande admiração pela escrita do autor e a leitura flui leve e divertida. Em The Light Fantastic continuamos a seguir os protagonistas de The Colour of Magic, o mago Rincewind e o primeiro turista do disco, o otimista Twoflower (ah, e a sua bagagem também). No primeiro livro os deixamos enquanto os 3 caíam da borda do mundo disco. No segundo volume retomamos imediatamente de onde a história parou
e vemos um dos feitiços do Oitavo (livro dos oito maiores feitiços que devem ser enunciados todos juntos), o qual está alojado na mente de Rincewind, magicamente reescrever a realidade para salvar Rincewind, Twoflower e a Bagagem. A partir daí a obra acompanha o mago que tenta exasperadamente conduzir seus companheiros de volta a Ankh-Morpork e passando por vários percalços para seu desespero. Enquanto isso uma grande estrela vermelha se aproxima gradativamente do disco causando pânico e gerando uma seita da estrela que acredita ser necessário se livrar da magia e dos magos para salvar o disco. Os magos líderes da Universidade Invisível, após tentativas falhas de capturar Rincewind decidem ler o Oitavo que incompleto acaba abrindo passagem para criaturas de outras dimensões que dominam o líder e transforma os outros magos (apenas os que estavam lá) em pedra. O livro culmina com Rincewind dando porrada na criatura que o líder dos magos se tornou e finalmente lendo o Oitavo completo. Descobrimos que a estrela é responsável por chocar os ovos de Great A’Tuine e, à medida que as coisas voltam ao que se considera normal no mundo Disco, vemos Twoflower voltar para sua casa deixando com Rincewind a Bagagem. Confesso que ao ler a separação desses três inesperados e imprevisíveis companheiros me senti um pouco emocionada.
Sabendo que no terceiro livro eles não são protagonistas dá um sabor amargo e doce a conclusão. Quero destacar a observação sarcástica do autor sobre a impraticabilidade para guerreiras usar pequenas roupas apertadas de couro assim preferindo usarem malhas de metal. Foi ótima e adoraria que muitos criadores de conteúdo de fantasia prestassem atenção a isso. Não tenho pontos negativos para apontar pois realmente admiro a escrita de Pratchett. A única razão para o livro não ser 5 estrelas é porque a natureza caprichosa, absurda, aleatória dos acontecimentos do livro, enquanto divertida e empolgante, não permite um envolvimento emocional completo da minha parte, mas é um sólido 4.50 estrelas. 

Expand filter menu Content Warnings