A review by leapais
O Último Minuto by Lídia Geer, Sandra Brown

4.0

Numa das muitas vezes que estive doente este ano (com o raio do nariz a fazer das suas e a deixar-me de rastos), lá tive de ir ao posto médico. À saída lá me meti num táxi e pensei ter entrado numa biblioteca. O taxista tinha uns quantos livros no banco ao lado do dele, eu tinha um debaixo do braço e claro que a conversa versou sobre... livros! Os que estávamos a ler, os que gostávamos, enfim, aquelas coisas que os leitores falam entre eles. Pelo meio ele perguntou-me se eu já tinha lido Sandra Brown, ao que eu lhe disse que não. O jovem disse-me logo que devia, quanto antes, tratar dessa grande falha e ler um livro dela. Recomendou-me este - O último minuto - e eu prometi que o leria logo que possível. Claro que, com tão grande e completa recomendação (haviam de o ter ouvido a falar sobre este livro), lá o comprei e agora, que o li, direi que o jovem taxista tinha toda a razão e que eu estava mesmo a perder por ainda não ter lido nada desta autora.

Estamos em 1976 e o cerco aos terroristas mais procurados da América está ao rubro. Quando o cerco termina e os corpos são encontrados, o casal já tinha fugido. Mas, além da morte, encontram também provas em como Flora tinha acabado de dar à luz.

Uns anos mais tarde, já na actualidade, Dawson regressa do cenário de guerra do Afeganistão onde viveu os horrores normais de uma guerra. Quando é enviado, pelo jornal onde trabalha, para cobrir uma largada de balões por cegos, o padrinho pede-lhe que acompanhe o julgamento de um duplo assassinato, em que uma das vitimas será Jeremy, o filho biológico do casal de terroristas que se tinha escapado do cerco em 1976. Jeremy terá sido, alegadamente assassinado por um esposo ciumento mas o corpo nunca apareceu. Conhece então Amelia, a ex-mulher de Jeremy e os seus dois filhos e a sua vida muda por completo.

Quando a ama dos miúdos é brutalmente assassinada, Amelia e Dawson são confrontados com uma série de acontecimentos que colocam em causa tudo o que pensavam até esse momento.


Junte-se personagens bem caracterizadas, uma história, com revezes quase a cada capitulo e várias surpresas inesperadas, e temos um excelente livro de apresentação desta autora. Creio que irei ler mais dela em breve.

(mais sobre os livros que li em http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/