A review by ggcd1981
Dark Matter by Blake Crouch

adventurous tense medium-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? No
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.0

Rating: 4.0 estrelas 

TRIGER WARNING: Gun Violence, Confinement, Dubious Concent, Moderate Sexual Content 

Dark Matter foi bom, não foi ótimo, mas foi bom. Este livro foi indicado por VÁRIOS Booktubers, mesmo assim não tinha as expectativas altas porque o resumo em si foi apenas moderadamente interessante para mim. O que me fez ler esse livro na verdade foi o fato de que Ewerton o escolheu para ler junto comigo, assim para incentiva-lo a leitura adiantei Dark Matter na minha lista. Ler comentando junto com Ewerton foi divertido, porém fora essa experiência não tenho sentimentos fortes pelo livro em si. Isso não significa que achei o livro medíocre ou ruim. Na verdade, o enredo é original e posso dizer que nunca vi um filme/livro sobre dimensões paralelas parecido com Dark Matter. Por mais da metade do livro eu genuinamente não conseguia prever como Jason Dessen, o protagonista, resolveria o problema. Então o principal ponto a favor da obra é sua originalidade. 

Pontos negativos houveram alguns poucos, nenhum realmente grave. O primeiro foi a escrita seca e fragmentada. Crouch escreveu a história em frases diretas e curtas, sem espaço para muita fluidez no texto. O segundo ponto fraco foi o personagem do filho do protagonista, Charlie. Eu não entendo porque sequer ele existia no livro. A todo momento o protagonista nos lembrava de seu amor pela esposa Daniela. Seu desespero em voltar para Daniela foi expresso em diversos momentos. Contudo os sentimentos expressados de Jason por Charlie eram pálidos em comparação do fervor do seu amor por Daniela, ao ponto que Charlie foi relegado a um dispositivo do texto para quando o autor precisava que uma ação fosse realizada por alguém que não Jason ou Daniela (Exemplo: Ligar o celular para que outros Jasons fossem capazes de rastrear o aparelho até a família). Por último, um ponto negativo subjetivo, porém foi um fator, não consegui me conectar a nenhum personagem, logo não estava investida em nenhum deles. 

Apesar dos problemas mencionados a história foi original e manteve meu interesse. Não foi previsível e foi bastante cinematográfica (assistiria uma adaptação do livro para o cinema). No geral foi uma obra sólida de ficção científica que me entreteve e proporcionou boas conversas com Ewerton.

Expand filter menu Content Warnings