A review by j_elphaba
O Baile dos Deuses by Nora Roberts, Fernanda Semedo

4.0

O Baile dos Deuses é o segundo livro pertencente à Trilogia do Círculo que se iniciou com o título A Cruz de Morrigan. Após a apresentação daqueles que, sendo tão diferentes e de tempos tão distantes, se uniram impedir que um grande mal se espalhasse por todos os mundos, é chegada a hora de conhecerem melhor o seu inimigo, limarem os seus poderes singulares e prepararem a sua estratégia para a batalha final sem que, em momento algum, se esqueçam da arma mais poderosa que o bem possui, o amor.

Depois de um primeiro volume claramente introdutivo e com muita informação para o leitor assimilar, esta narrativa trás finalmente a merecida acção para uma história bem imaginada e com protagonistas bem caracterizados.
Se anteriormente nos focámos em Glenna e Hoyt, a bruxa e o feiticeiro, quem agora merece destaque é a guerreira e o metamorfo, Blair e Larkin, duas personagens cativantes, com elevado sentido de humor e que sabem manter entre si um nível elevado de sedução sem que nunca ponham de parte o seu objectivo principal, preparar a batalha que, eventualmente, eliminará a terrível Lilith, uma vampira milenar que domina tudo o que a rodeia pela sua sede de sangue.
Com aptidões específicas, muito diferentes das que foram exploradas anteriormente, este novo casal trás consigo, por um lado, um passado que é relevante para o enredo, e por outro, novas criaturas para regozijo dos amantes de fantasia. Blair e Larkin são uma verdadeira lufada de ar fresco para dar novo ritmo à história que anteriormente, embora tenha criado expectativa, deixou a sensação de que muito tinha ficado por explorar e que, agora, começa finalmente a revelar todo o seu potencial.

A autora é, em primeiro lugar, uma romancista, o que fica evidente no momento em que ela une mais dois protagonistas do Círculo composto por Morrigan, de três homens e três mulheres para combater os vampiros. No entanto, é muito importante afirmar que embora o amor seja uma emoção crucial e que impulsiona vários momentos da narrativa, este não é, de todo, o único factor central de interesse uma vez que a magia e a fantasia dominam, quase na totalidade, estas páginas.
Para quem leu o livro anterior, poderá contar com a exploração, mais aprofundada, de todas as personagens envolvidas, paralelamente aos conhecimentos relacionados com os vampiros, permitindo antever o lado mais maléfico e cruel destas criaturas. Pormenores relacionados com a interacção dos intervenientes vindos do passado na actualidade voltam a ser muito apelativos, ainda mais se se tiver em conta que Larkin é um protagonista desinibido e simpático contrastando com os carrancudos Hoyt e Cian.
Como aperitivo digo-vos ainda que existirá uma nova alteração de cenário muito, muito bem-vinda e que irá estimular ainda mais esta história que se encontra no seu auge prometendo deixar os leitores do livro anterior, certamente, ansiosos pelo final desta trilogia.

Opinião completa: http://historiasdeelphaba.blogspot.pt/2012/07/o-baile-dos-deuses-nora-roberts-opiniao.html