ruipbarbosa 's review for:

David Copperfield by Charles Dickens
2.0

Sim, não posso dizer que não me tenha custado um pouco a ler... vê-se pelo tempo que demorei! Conhecia Charles Dickens pelos Contos de Natal e, sabendo que este livro era um tanto ou quanto autobiográfico, achei que mesmo assim seria um livro com mais "aventura"!

Mas... as aventuras que mais encontrei são as aventuras do coração! Venturas e desventuras amorosas, amores proibidos ou escondidos, dilemas de coração, etc. Não é que isso não faça parte da vida ou que não seja mesmo o motor da mesma, mas, simplesmente não era isso que estava à espera e que acaba sendo o tema central do livro.

Inúmeras personagens nos são introduzidas e interessante é perceber as formas de agir, de comportamento e de personalidades talhadas de acordo com os cânones da época. Interessante é perceber por exemplo, e se isso for de facto um reflexo fiel, a frontalidade das conversas e opiniões ao mesmo tempo suportadas em discursos redondos e mais ou menos floreados.

Num tempo em que o meio de deslocação era a diligência ou o barco e de comunicação era a carta, são um pouco imponderáveis os cruzamentos entre algumas personagens que vão acontecendo ao longo dos anos, mas Charles Dickens faz-nos um bom retrato da época num romance um pouco maçudo de ler!

Destaco também as inúmeras palavras novas que aprendi, fruto de uma escrita (e de uma tradução que a reflecte bem) do séc. XIX.

"Sempre achei que os acontecimentos que não se realizam são muitas vezes tão reais nas suas consequências como esses que efectivamente se produzem!" David Copperfield