A review by carolmcbarbosa
Charlotte by David Foenkinos

emotional reflective sad fast-paced

4.75

“C’est toute ma vie”. Charlotte entrega uma mala para um amigo próximo, com todas as suas obras, depois de dias a fio as produzindo, retratando sua história, sentindo que sua vida estaria próxima de um fim, dizendo “aqui está toda minha vida”.

David tomou interesse na obra e na vida de uma pintora alemã e foi a fundo conhecer sua história e entender sua vida. Foi o livro que o tornou conhecido. Ele mesmo conta que após Charlotte, sua vida como escritor mudou. Concorreu e ganhou prêmios. 
“Vida ou teatro?”, baseado nessa frase que é encontrada em uma das pinturas de Charlotte ele criou sua narrativa. Os relatos são tão reais, que não conseguimos distinguir a verdade da imaginação. 

Aqui, ele conta a história da vida de Charlotte Salomon, uma mulher judia, que viveu no período da segunda guerra mundial e foi morta em um campo de concentração, grávida de cinco meses.

Mas o foco do livro é nos mostrar Charlotte e os acontecimentos de vida que a tornaram quem ela foi, que trouxeram a artista à vida. Muitas coisas no livro são fruto de muita pesquisa do autor, que foi para a Alemanha e todos os lugares possíveis para descobrir um pouquinho mais sobre ela, mas também, fruto de sua imaginação, que criou diálogos íntimos e imaginou os sentimentos vividos (e os escreveu de forma tão linda, poética como sempre).

A história é tocante, emotiva e triste, como todas que se passam nesse período. Mas conhecer um pouco mais de uma artista que viveu e criou tanto foi muito especial.

E minha cereja do bolo foi assistir ontem Audrey Tautou lendo o texto com tanta emoção e de forma tão poderosa que, eu só não chorei porque não tinha tempo, de tão “etonnée” que eu tava.. me arrepiei por uma hora e meia inteira - pela atriz, pela sua voz, pela sua presença, por ver a obra tomando vida na minha frente.. foi lindo.