4.0

Livro escrito por um roteirista de Hollywood e baseado extensivamente no trabalho do [a:Joseph Campbell|20105|Joseph Campbell|https://images.gr-assets.com/authors/1429114498p2/20105.jpg] sobre estruturas narrativas dos mitos de diferentes culturas.

Apesar do título se referir a uma jornada do escritor subentendida como uma jornada geral, o livro foi escrito principalmente para roteiristas de cinema. A maior parte do livro, contudo, na verdade descreve a jornada de personagens tal qual ela é narrada nos mitos. Ao longo desta jornada a personagem principal (o herói) passa por etapas e encontra outras personagens - descritos como arquétipos - que exercem papéis específicos que contribuem para o sucesso ou fracasso da jornada do herói. Esta maior parte do livro é na verdade um preâmbulo para a parte final na qual o autor finalmente sugere como incorporar estes elementos na criação de histórias.

O livro é muito bom, mas no final o autor divaga para uma analogia com chakras que me parece muito forçada. É uma mudança repentina no tom da publicação, um devaneio "nova era" que não fechou muito bem o livro.