A review by thephoenixflight
Tu És Incrível by Matthew Syed

4.0

Sugestão de leitura aqui: https://youtu.be/pabMcGDWWpM

Há uma coisa que as pessoas têm tendência a esquecer-se com demasiada frequência: o sucesso não se atinge de um dia para o outro e as pessoas que apelidamos de "talentosas" não nasceram a saber fazer as coisas que admiramos, por muito que possam ter nascido com alguma aptidão ou predisposição para tal.

As histórias de sucesso todos as conhecemos: basta abrir um jornal, ou revista, ligar a televisão ou navegar na internet e somos bombardeados por elas vindas de todo o lado, independentemente do sexo, da idade, da nacionalidade, ou qualquer outro factor. O que esses meios se esquecem de partilhar (e nós muito solicitamente alinhamos na omissão), é que essa não é a história toda e que por trás de um enorme sucesso, ou talento, estão muitas horas investidas a fracassar e a melhorar, pouco a pouco, até se chegar ao pico que nos está a ser mostrado.

Este livro vem relembrar-nos desse nosso pequeno lapso de memória (que muitas vezes escolhemos ter) e que podemos ser quem quisermos ou o que quisermos e desenvolvermos as nossas capacidades, quem sabe até um talento! Sendo o autor alguém que começou como medíocre no ténis de mesa e que terminou a representar o Reino Unido por duas vezes em Jogos Olímpicos, o livro está cheio de pequeninas pérolas para levar a algumas mudanças de mindset, de forma a passar-se de uma "mentalidade fixa" a uma "mentalidade de crescimento".

É um livro juvenil, escrito de acordo com as idades a que se está a dirigir, mas tem uma mensagem que muitos adultos precisam de relembrar: o sucesso não cai do céu e para se ser efectivamente bom em alguma coisa, tem de haver muito trabalho, investimento e vontade por trás!

Estamos numa era de procura de fama instantânea que tem de ser combatida e este é definitivamente um livro que vou oferecer e recomendar a quem quiser arranjar formas de encorajar os miúdos a investirem nas coisas que gostam. E talvez um ou outro adulto lhe devam dar uma vista de olhos, também ;)