Scan barcode
A review by sobremesa
You Are Eating an Orange. You Are Naked. by Sheung-King
medium-paced
- Plot- or character-driven? Character
- Strong character development? No
- Loveable characters? No
- Diverse cast of characters? Yes
- Flaws of characters a main focus? Yes
3.25
“you are eating an orange. you are naked”, debute de sheung-king, é um livro que encanta a partir do momento que você olha para ele. a história de um casal fadado ao fracasso, e suas tentativas falhas de segurar a relação, juntamente com constantes menções à literatura de terceiros e ao folclore; tornam-no algo digno de não sair da mente do leitor por uns bons dias.
acontece que nem sempre as lembranças são exatamente boas. conceitos de qualidade são essencialmente comparativos, ou seja, é impossível existir o bom quando não há referência sobre o mau. por isso, é difícil ler citações e menções a goethe, milan kundera, e wong kar-wai, e continuar lendo o livro da mesma maneira. a literatura criada por sheung-king parece vazia e sem-graça, sem nada a adicionar.
apesar disso, gosto muito do gênero diário, e a forma como ele foi fundido com a ficção é bem planejada. a troca de foco entre a primeira e segunda pessoa é natural, além de trazer a singularidade necessária para que o livro não seja esquecido tão facilmente.
quando os dois enfim se separam, as reflexões feitas pelo protagonista sobre orientalismo, colonização, a igreja católica (e sobre como ela moldou sua personalidade), trazem toda a profundeza do personagem que era constantemente diminuído pela namorada.
a incorporação do folclore local no livro trouxe uma carga cultural significante, a qual acrescenta profundidade no livro. a ideia de que, em restaurantes de comida asiática, não se vende comida asiática, mas sim sua ideia, é bem desenvolvida e um dos pontos altos do livro.