A review by daniela_gothicclare
Os Meninos de Varsóvia by Elisabeth Gifford

5.0

Antes de mais quero agradecer à Porto Editora por me ter cedido este exemplar para poder ler e dar a minha mais sincera opinião.
Já lá vão 75 anos desde a libertação dos campos de concentração e ainda hoje os testemunhos são arrebatadores.
Acho que já perdi a conta à quantidade de livros sobre o holocausto e segunda guerra mundial que li nestes últimos anos, mas a cada livro, a cada história, a cada testemunho continuo a impressionar-me, a chorar como uma bebé. Continuo sem acreditar nas monstruosidades que foram cometidas contra os judeus, continuo a achar imperdoável tudo o que aconteceu, e todos os dias penso que é impossível ainda existirem apoiantes do nazismo.
Mas infelizmente eles ainda existem e tentam entrar no sistema político dos países, tentam impor as suas leis, tentam chegar à presidência de um país. E eu não percebo, será que não conhecem a história, será que nunca ouviram os testemunhos dos sobreviventes, será que nunca leram os livros??
Agora que terminei de ler este livro só penso nas crianças que estavam sob protecção do Dr. Korczak, na forma que cada uma delas teve para suportar tudo aquilo, na forma que Korczak teve para continuar a lutar por essas crianças mesmo sabendo que se poderia ter livrado do campo de Treblinka.
200 crianças mais os seus professores, incluindo o Dr. Korczak foram levados à força, tal como muitos outros judeus que estavam no gueto de Varsóvia, para o campo de Treblinka e poucos sobreviveram. Muitos outros morreram no gueto a lutarem contra as tropas alemãs, a lutarem pela sua casa, ou pelo que restava dela. Os que tinham conseguido escapar antes de serem levados para os campos de concentração ou simplesmente assassinados nas rua do gueto, dispersaram-se por diferentes países e diferentes localidades, uns foram para a Rússia, outros para Inglaterra, outras até para os Estados Unidos, mas todos eles tiveram que viver com as memórias daqueles terríveis anos no gueto.
Este livro para além de contar a história do Dr. Korczak, de Misha e de Sophia, conta também a história de todos os judeus habitantes do gueto de Varsóvia, conta o que realmente aconteceu do lado de dentro dos muros.
É realmente um livro marcante, duro de ler, tentar imaginar como eram as ruas, como viviam ou sobreviviam as pessoas, quase sem comida, sempre com medo de serem mortos. Todos os que gostamos das histórias sobre o holocausto, sabemos que quando lemos estes livros, não estamos a ler um livro bonito, ou divertido, mas sim um livro cheio de sofrimento, cheio de dor, de mágoa, de terror, mas mesmo assim continuamos a ler mais e mais livros deste tema, pois gostamos de ler uma verdadeira história, aquela que conta verdadeiros acontecimentos.
Apesar de não gostar muito que os livros deste género tenham a história do Holocausto romantizada, acredito que é a maneira mais fácil para os autores escrevem sobre o tema, e também é a forma mais simples para conseguirmos ler, pois se só existissem descrições de assassinatos, de pessoas a morrer à fome, dos campos de concentração, sem um pouco de esperança, então estaríamos a chorar do início ao fim do livro, e acreditem isso não é fácil.

A classificação deste livro é de 5 estrelas.