A review by beatriz_florentino
Belo mundo, onde você está by Sally Rooney

4.0

Todos os livros da Sally Rooney me causam incômodo e ódio. As personagens femininas fazem péssimas escolhas, estão SEMPRE se submetendo à vontade dos homens. É angustiante na verdade.
Tive que parar a leitura em vários momentos para respirar, porque é difícil suportar. Elas são independentes, empoderadas. Acho que a autora pretende refletir sobre a vida real dos millennials, mas ela traz um recorte bem específico da vida, não é a inteira realidade.
No fim das contas, a escrita é boa, os diálogos são precisos. Mas não gosto do que os livros dela me fazem sentir (e continuo lendo).
Sinto que tanto em Pessoas normais, Conversas entre amigos e Belo mundo, onde você está? não dá para gostar de nenhum dos personagens, e não porque eles têm falhas. Falhas têm, claro, mas isso seria normal, afinal, somos humanos, os leitores e os personagens também. O problema é que os personagens nunca têm nenhuma responsabilidade afetiva, sempre agindo egoisticamente. E as intenções nem ficam claras. Os homens são podres, usando as mulheres ao bel prazer, e as mulheres são permissivas, passivas.
Gostei das reflexões sobre beleza, religião, sucesso e fracasso, tristeza e felicidade (identifico meus próprios questionamentos aí), mas não tive vontade de finalizar a história pelos personagens em si.
O final feliz me aquietou um pouco. Por isso, 4 estrelas.