A review by ggcd1981
And Then There Were None by Agatha Christie

dark mysterious tense medium-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

5.0

And Then There Were None é um dos grandes clássicos de Mistério e um dos livros mais famosos de Agatha Christie, referenciado amplamente na cultura pop. Esse livro é referência em algumas das tropes que mais gosto então a decisão de lê-lo foi obvia, e como esperado, eu amei o livro. A narrativa acompanha um grupo de personagens que de maneira ou outra cometeram assassinatos não punidos por lei, são os principais deles: O juiz Lawrence Wargrave; A ex-governanta Vera Claythorne; O mercenário Philip Lombard; O Dr. Edward George Armstrong; o ex-inspetor de polícia William Henry Blore; Emily Brent, uma velha, impiedosamente religiosa; O general John Gordon MacArthur; Thomas e Ethel Rogers, um casal que trabalham como mordomo e secretaria doméstica; Anthony Marston um jovem rico, bonito e inconsequente. A atmosfera do livro é excelente, os personagens encontram-se presos em uma ilha por alguns dias devido a ausência de barcos e a uma tempestade. É nesse clima de isolamento que os personagens passam a ser assassinados um a um. A escrita é ótima e é fácil ver porque Christie foi tão influente. Mesmo sendo um clássico a leitura flui. A sinopse: Dez estranhos são convidados para a Ilha do Soldado, uma rocha isolada perto da costa de Devon. Isolados do continente, com seus generosos anfitriões, Sr. e Sra. U.N. Owen, misteriosamente ausentes, cada um deles é acusado de um crime terrível. Quando um dos membros morre repentinamente, eles percebem que pode haver um assassino entre eles. A tensão aumenta quando os sobreviventes percebem que o assassino não está apenas entre eles, mas está se preparando para atacar de novo... e de novo... Um a um, os convidados compartilham os segredos mais sombrios de seus passados ​​perversos. E um a um, eles morrem... 

A intriga do livro é excelente e manteve minha curiosidade até o final e devo admitir que não previ o plot twist o que aumentou o meu divertimento.
É claro que em dado momento passou pela minha cabeça o juiz Wargrave ser o culpado, mas sua morte forjada me enganou e com certeza essa foi a intenção de Christie para o leitor. O plano e ações do juiz fizeram bastante sentido contextualizado na lógica interna da obra.
O meu aproveitamento de And Then There Were None foi excelente, a obra me entreteve, me deixou curiosa e me surpreendeu, dou 5 estrelas. 


Expand filter menu Content Warnings