A review by celestecorrea
O Coração das Trevas by Joseph Conrad

4.0

«Era o destino! O meu destino! Que coisa engraçada é a vida, essa misteriosa trama de lógica implacável para se alcançar um objectivo vão. O mais que se pode esperar dela é um certo conhecimento de nós próprios – que chega demasiado tarde -, e uma safra de inesgotáveis desilusões….É por isso que afirmo que Kurtz era um homem notável. Ele tinha alguma coisa para dizer. E disse-a»

Navegando no rio Tâmisa o marinheiro inglês Charles Marlow narra a seus companheiros de viagem as suas experiências como capitão de um vapor que percorre o rio Congo, na então colónia Belga. A missão de Marlow é trazer de volta Kurtz, cujos métodos de trabalho desagradam à companhia que o tinha contratado
Kurtz, um homem erudito, músico, político, poeta em contacto com a cultura primitiva dos nativos africanos.
Ao fim de muito tempo isolado na selva, a sociedade, tão como a entendemos, deixa de fazer sentido para Kurtz , que na sua loucura, opta por ser adorado como um deus.

Dividido entre o fascínio e a repulsa por Kurtz, Marlow vai descobrindo a natureza desses métodos.

A dúvida inicial dá lugar a um sentimento que logo se transforma em lealdade, fidelidade e admiração.

Aqui chegados, concluímos que ao tentar entender os outros, (re)descobrimo-nos nesta viagem ao coração das trevas.

«Apocalypse Now» é baseado neste livro. No filme Francis Ford Coppola mantém os nomes das personagens principais, mas muda o cenário para o Vietnam dos anos 70, em plena guerra contra os EUA.
Salvo essas excepções, a ideia central da novela de Conrad permanece a mesma no filme, onde Kurtz é interpretado magnificamente por Marlon Brando.