A review by fevi
Três by Valérie Perrin

emotional hopeful inspiring reflective relaxing sad medium-paced

4.5

Adrien, Étienne e Nina. Três. Uma amizade, mas vidas e destinos completamente diferentes. Em Três, acompanhamos o crescimento e o rumo que a vida de cada um segue.

Valérie Perrin constrói um grande romance de alta qualidade em Três. É um livro que fala sobre amizade, as dores de crescer e viver, os rumos que a vida nos entrega e que não esperamos ou nunca desejamos. Mas é preciso entender que a vida não é feita só de alegrias ou tristezas, mas de um conjunto de sentimentos. Vamos descobrindo aos poucos o que acontece com cada um do trio através dos olhos de Virginie, a narradora.

Perrin consegue construir um enredo que prende e que conversa com qualquer leitor. Faz com que quem leia consiga criar empatia pelos personagens. Ao conquistar o leitor com uma linguagem acessível, consegue trabalhar temas que vão desde o abandono de animais até relacionamentos tóxicos, luto e inúmeras outras formas de sofrimento.

A autora narra a vida, ou as vidas, de forma extraordinária. Nem tudo o que vivemos é o que desejamos e esperamos. Hoje somos e pensamos de um jeito. Amanhã? Completamente diferentes. Tudo evolui e regride, ou deixa de existir. Não é simples viver, ser. As nossas escolhas fazem com que o mundo se modifique a todo instante.

Entrei no bonde do hype e fui conquistado por tudo: pela narrativa, pela escrita e pelo desfecho. Não tem como passar ileso por essa história. Fica a recomendação para a leitura e para todas as reflexões que Três nos proporciona, inclusive sobre os segredos que guardamos e que mudam o rumo do que vivemos.