A review by jackni
Dom Casmurro by Machado de Assis

adventurous challenging emotional reflective tense slow-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

5.0

    obra prima atemporal que trata de assuntos mt necessários como, por exemplo, a visão masculina e burguesa para com mulheres a frente do tempo que é Capitu, além de outros como ascensão social, escravidão, etc.
   Capitu é a mlhr personagem sim! e resumir ela a ter traído ou não é um erro. Nossa véi, ela era uma mulher que refletia e tomava suas próprias escolhas as atingindo aos poucos, mas o Bentinho nos manipula para acreditar que esse aspecto dela é dissimulado só pq ele não sabia fazer isso por si. 
   Para mim o Bento Santiago é aquele típico cara que não tem teve contato social (até pq estudava em casa) e por causa disso não sabia lidar cm as próprias emoções. Com isso, veio toda a situação de ciúmes e, não sabendo lidar com isso, ele tenta se convencer e nos convencer que ele é a vítima (rei da coitadolândia) e culpa terceiros como nossa diva Capitu. Oq resulta, é claro, em um homem amargo ou, como seu apelido, um Dom Casmurro.
   Não é atoa que os seus relacionamentos futuros não deram em nd, qm q qr namorar ou casar cm um coitadinho desses, que tenta te manipular a todo custo para ele se sentir bem consigo além de ficar roubando o brilho de Capitu a privando de sua autonomia para ficar presa nesse casamento sem futuro. Simplesmente ninguém escolheria e temo dizer q este foi o único erro de Capitu, mas tb n culpo ela devido a época e toda questão religiosa e patriarcal que a obrigava a ser submissa a Bento.
   Enfim, mlhr obra nacional que já li e poderia falar mal do Bentinho por horas a fio!