A review by lilianappinto
A Promessa by Lesley Pearse

5.0

Foi amor à primeira vista. Desde o primeiro olhar que me apaixonei pela escrita e pelas histórias de Lesley Pearse. Acreditem. Sempre que sai um novo livro dela eu corro para o comprar. Mesmo que esteja na penúria. Posso dizer com muito orgulho que li TODOS os livros publicados pela senhora cá em Portugal. E voltaria a lê-los. Por essa razão tenho de agradecer ao Segredo dos Livros e a editora ASA por me darem a oportunidade de ler este livro. MUITO OBRIGADA.

Agora passemos ao livro em si.

Que hei-de dizer? É maravilhoso. Maravilhosamente escrito, como já nos habitou Lesley Pearse (e uma boa tradução). Personagens bem construídas e humanas. Lugares inesquecíveis. Descrições que por vezes me maravilharam e que por vezes me horrorizaram. Peço desculpa por usar tantas vezes a palavra "maravilhoso" mas é a descrição perfeita para este livro. Maravilhoso.

Quando iniciei a leitura do livro adivinhei logo o final que a autora tinha destinado para ele. E fiquei triste. Sempre adorei o Jimmy e a sua enorme força de vontade. Nunca parou de procurar a sua Belle durante os anos em que ela esteve desaparecida. E no final de tudo teve a sua recompensa. Mas consigo perceber os sentimentos de Belle quando Étoine regressa à sua vida. O Jimmy foi o seu primeiro amor, mas o Étoine é o amor da sua vida.

As descrições dos campos de guerra e da guerra em si chocou-me. Não as descrições em si, claro. Mas sim a sensação de impotência que me passaram. Como é possível aquilo ter acontecido? Tanta gente inocente ter morrido por um capricho de um alemão? Infelizmente 21 anos depois o capricho de um alemão iria atirar de novo a Europa para um guerra.

Quanto às personagens só vou dar atenção a uma: a Miranda. Uma menina de boas famílias e que tinha tudo para ser uma mimada e presunçosa do pior revelou-se uma jóia de pessoa que pensou sempre nos outros primeiro e só depois em si. O seu final entristeceu-me tanto que só tive vontade de chorar. Mas em todas as guerras existem baixas e é neste ponto que a Lesley Pearce ganha ainda mais pontos.

Acreditem em mim quando vos digo: leiam o livro. Não se vão arrepender.

Recomendado!